Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.

Know-How

O Regime dos Vistos Dourados (Golden Visa): Desenvolvimentos Recentes

5-03-2018
Atendendo à necessidade de atrair investimento estrangeiro para Portugal, o Governo criou, em Agosto de 2012, um regime para a concessão e renovação dos denominados "vistos dourados" (golden visa), a cidadãos de países não pertencentes à União Europeia dispostos a investir em Portugal. Este permite que cidadãos nacionais de Estados não pertencentes à União Europeia possam obter uma autorização de residência em Portugal, desde que perf...
Download PDF

Súmula de Jurisprudência Fiscal Arbitral (4.º Trimestre de 2017)

5-03-2018
A presente Informação Fiscal apresenta uma Síntese Trimestral das principais decisões proferidas pelo Centro de Arbitragem Administrativa, analisando o seu impacto e o contributo que tais decisões poderão vir a ter, em matéria tributária.
Download PDF

Súmula de jurisprudência do Tribunal de Justiça da União Europeia (4.º Trimestre de 2017)

1-03-2018
Pretende-se, com a presente Informação Fiscal, apresentar uma síntese trimestral dos principais Acórdãos proferidos pelo Tribunal de Justiça da União Europeia relacionados com o domínio da Fiscalidade, analisando, caso a caso, o impacto e o contributo que tais decisões poderão vir a ter, do ponto de vista nacional.
Download PDF

O IVA a taxa única? (a propósito das últimas declarações do FMI)

26-02-2018
A propósito de o FMI pedir agora prudência ao Governo, avisando que as subidas permanentes na despesa pública podem reduzir a margem de adaptação do país à crise e defender menos taxas reduzidas de IVA, relembro também as declarações de há tempos de Pierre Moscovici, segundo as quais "Portugal seria o país que mais ganharia com a taxa única no IVA".
Download PDF

O Centro Internacional de Negócios da Madeira

12-02-2018
A Zona Franca da Madeira traduz um regime fiscal especial, de âmbito regional, autorizado pela Comissão Europeia, que oferece às sociedades aí instaladas ou a instalar até Dezembro de 2020, bem como aos seus sócios, amplos benefícios fiscais que podem ser usufruídos até Dezembro de 2027. Mediante o cumprimento de certos requisitos relacionados com a substância económica da empresa, estas sociedades podem beneficiar de uma tributação...
Download PDF